O fórum "Teologia contemporânea e trânsito religioso no Brasil" congrega alunos do módulo Teologia Contemporânea das Faculdades Integradas da Fama (FAIFA), em Goiânia, Goiás e é coordenado pela profª. Lázara Coelho.

Tags: teologia religioso transito
04/06/2010 21:33
De: Ronaldo Inocêncio da Silva, Amado Junior Machado, Maria Eli Chaves Mil
IP: 189.5.133.86

A contemporaneidade e o Transito Religioso

No Brasil existe uma enorme diversidade no contexto “transito religioso”, tendo influencias deixadas pela  colonização portuguesa e por outros povos. O autor Oadi Salum explora a idéia de várias tendências teológicas, expondo a vasta religiosidade e práticas diversas. A Reforma Protestante trouxe  uma mentalidade inovadora para à época moderna, provocando novos comportamentos variados no contexto global. Devido ao trânsito religioso, incontáveis religiões surgem a cada dia, adquirindo características próprias de cada movimento adequando-se a sua cultura. O mundo  contemporâneo abriga  representações diversas no que se refere a religiosidade, surgindo então, tendências oriundas de movimentos reformistas da Idade Média e Modernas, onde contribuíram muito com a história da humanidade.  O que não podemos permitir e o descrédito da preservação da razão, e o fato de que a Palavra de Deus deve ser reconhecida como fonte divina. Apesar de surgirem várias interpretações e crenças das mais variadas possíveis o território brasileiro e conhecido pela sua religiosidade, e o convívio com inúmeras influencias religiosas gerando um comportamento eclético.  
Diante de tudo isso conclui-se que o transito religioso trouxe consigo suas contribuições positivas e negativas, sendo que do lado positivo podemos destacar o grande crescimento do cristianismo, porem do lado negativo observamos que o mesmo desenvolveu uma falta de identidade trazendo com isso um descrédito sem precedentes na historia cristã da humanidade.

28/06/2010 16:58
De: Lázara Coelho
IP: 201.86.187.64

Re: Trânsito Religioso

Boa tarde, prof. Hélio. Você tem razão: a Rede Record de Televisão e as igrejas, em geral, não podem se esquecer... jamais: "A liberdade religiosa não pode ser confundida com livre concorrência". Ah, um bom tema para TCC é esse! Falando nisso, que diferença essencial há entre "liberdade religiosa" e "livre concorrência"? E provoco: além da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que outro documento temos que garante essa liberdade? Que texto bíblico temos? E nossa Constituição (ver Leis que tramitam no Congresso e que contrariam a liberdade religiosa em: http://shelldon.musicblog.com.br/249706/LEIS-QUE-TRAMITAM-EM-BRASILIA-CONTRARIAS-A-IGREJA-EVANGELICA/), hen? Você acha que já está se desenhando nos céus do Brasil uma certa "perseguição religiosa branca"?
12/08/2013 15:51
De: PR. JUNIOR (vforte1@hotmail.com)
IP: 186.223.79.121

RESPOSTAS DOS CURSOS DE PASTOR E BACHAREL DA FACULDADE GOSPEL

Resposta do questionário de teologia do curso de pastor e bacharel em teologia eclesiástica do Seminário Internacional de Teologia Gospel - Curso de Pastor Está com dificuldade para encontrar as respostas dos questionários de Teologia da Faculdade Internacional de Teologia?
(Escola de Pastor) Eu tenho as respostas e posso ajudar nas pesquisas que precisa fazer. Sabemos que devido a falta de
tempo, muitos alunos não estão conseguindo fazer as pesquisas e não estão concluindo os questionários. O Objetivo do meu Blog, e ajudar os alunos nas respostas, para que os mesmos possam estudar e ganhar tempo. Se você está fazendo o curso de Pastor, ou Bacharel em Teologia Eclesiástica. Entre em contato comigo que vou ajudá-lo(a) Enquanto você
estiver trabalhando, cuidando das crianças ou da casa, eu lhe ajudo prestando os meus serviços e preparando todo o material para você. Te entrego tudo pronto! Sem burocracia! É só me informar o curso que está fazendo que eu te entrego  questionário prontinho. Dessa forma você ganha tempo e só precisa se dedicar nos estudos. Se preferir pode me mandar um e-mail: vforte1@hotmail.com
28/06/2010 16:13
De: Lázara Coelho
IP: 201.86.187.64

Re: Teologia Contemporânea

Olá, José Aderbal. Concordo com você, sua posição. Ah, e sua pergunta permance: "A lição aprendida é que podemos  aprender com os erros do passado para não errarmos no presente e nem no futuro; mas, que cuidados temos tomado para que isto seja verdade nos dias de hoje?" Lázara Coelho.
12/01/2010 10:25
De: Pauleny Carvalho Barcelos
IP: 187.53.37.208

TEOLOGIA COMTEPORANEA E TRANSITO RELIGIOSO

  Nesse novo século, tem-se a marca constante de um outro traço da religião na modernidade,  é o trânsito religioso, que consiste no deslocamento dos religiosos por diversos espaços sagrados e/ou crenças religiosas e na prática simultânea de diferentes religiões. Um trânsito que se dá tanto entre as religiões institucionalizadas, quanto entre as religiões e outros sistemas produtores de sentido menos estruturados.  Mais uma vez podemos perceber uma coincidência entre aquilo que estes autores estão apresentando como um traço das formas modernas de crer e as práticas das religiões populares tradicionais. Ou seja, a mesma lógica que subjaz ao trânsito religioso nas modernas formas de crer pode ser encontrada também no campo das religiões populares. A idéia de que os diferentes sistemas religiosos são complementares, e não excludentes, já encontramos no texto de Guimarães Rosa, onde seu personagem afirma que religião, quanto mais melhor.E isso tem se expandido,ou seja pessoas tem se transitado de um lado para o outro,mudando de igreja,de religiao,e ate mesmo de crenças...
22/05/2010 14:00
De: Maria Eli Milhomem
IP: 201.34.11.196

DIVERSIDIDADE DO TRANSITO RELIGIOSO

Maria Eli Milhomem

Existe uma enorme diversidade no contexto no transito religioso, podendo encontrar várias contribuições entre elas as de Oadi Salum, onde ele explora a idéia de várias tendências teológicas, expondo uma ilimitada religiosidade. A vasta extensão no mundo religioso traz consigo comportamentos adversos e inúmeras formas de interpretações; oriundo da Reforma Protestante. Movimento esse, que veio somar à época moderna, provocando uma nova mentalidade religiosa no contexto global. Devido ao trânsito religioso, incontáveis religiões surgem a cada dia, adquirindo características próprias de cada movimento adequando-se a sua cultura. Num mundo liberalista e contemporâneo não se tem precisão e controle.  Entende-se que inúmeras representações podem surgi, contudo a preservação da razão, e o fato de que a Palavra de Deus deve ser reconhecida como fonte divina. Naturalmente devido a inovações e modernidades abrem-se caminhos para variedades e práticas religiosas, promovendo crenças diversas no território brasileiro. Não cabe à Teologia entender cada cultura religiosa, porém compromete conhecer e respeitar os pontos de vista adversos que surgiram  e surge a cada época, com seus pensadores e que independentemente deixam suas contribuições na história religiosa. No Brasil têm-se várias contribuições religiosas que advém da sua colonização e que ate hoje se subtrai em credos mais diversos possíveis, podendo então compreender o que os autores investigam.
03/07/2010 10:16
De: Lázara Coelho
IP: 189.27.122.64

Re: Re: Teologia contemporânea, uma visão panorâmica

Olá, Elias. Sua colocação sobre a primazia das Escrituras fundamentando a Teologia como base para combater "as heresias e para discernir, orientar, julgar qualquer pensamento teológico" é mesmo salutar. Você está certíssimo: não há outra base para esse julgamento: a razão? Deve estar submissa à autoridade da Palavra de Deus para que possa ter legitimidade para julgar o pensamento teológico. Você está certo! Lázara Coelho.
20/12/2009 21:05
De: Eronildes Pedro Lima
IP: 189.114.34.153

Teologia Contemporanea e Transito Religioso

O grande movimento de migração no campo religioso brasileiro que se observa nas últimas décadas, e a excessiva busca por novas alternativas religiosas, assim como sua intensa fragmentação institucional refletem de alguma forma as transformações ocorridas neste campo. O perfil dos fiéis em trânsito são aqueles que estão vivendo em situações limites, à procura dessa esperança concretizada, da antecipação desse futuro promissor, mágico. Por várias vezes ouvimos entre os fiéis da Igreja a repetição de frases prontas escritas pelos líderes nos envelopes de dízimos, jornais, sites e campanhas do tipo: Dupla honra; A Força de Deus; Deus mudará sua sorte; Domingo dos milagres; Portas Abertas, todas elas frases que estimulam o fiel a permanecer em busca da sua virada, assim como no chamamento de outros adeptos. Talvez não exista em outros lugares um trânsito religioso tão acentuado como aqui na América Latina, mas existe a deserção. Deserta-se de ser cristão. Parece que Deus não é necessário. Troca-se Deus pelo ídolo. O ídolo é aquilo que se constrói. O que se está procurando? É o bem-estar, é o prazer, é o possuir, é o poder? Muitos fazem disso o ídolo de sua vida. Acho que ser cristão hoje parece ser algo proveniente do subjetivismo, do relativismo, do individualismo. Ser cristão é abertura para o outro, é fraternidade, é solidariedade e, dentro disso, é o perdão.
20/12/2009 21:01
De: Carlos Neves do Nascimento
IP: 189.114.34.153

Transito Religioso

Nesse novo século, tem-se a marca constante de um outro traço da religião na modernidade,  é o trânsito religioso, que consiste no deslocamento dos religiosos por diversos espaços sagrados e/ou crenças religiosas e na prática simultânea de diferentes religiões. Um trânsito que se dá tanto entre as religiões institucionalizadas, quanto entre as religiões e outros sistemas produtores de sentido menos estruturados.  Mais uma vez podemos perceber uma coincidência entre aquilo que estes autores estão apresentando como um traço das formas modernas de crer e as práticas das religiões populares tradicionais. Ou seja, a mesma lógica que subjaz ao trânsito religioso nas modernas formas de crer pode ser encontrada também no campo das religiões populares. A idéia de que os diferentes sistemas religiosos são complementares, e não excludentes, já encontramos no texto de Guimarães Rosa, onde seu personagem afirma que “religião, quanto mais melhor”. Neste sentido, as religiões não estariam em competição entre si, mas se somariam em vista da garantia de uma maior proteção para aqueles que as buscam como resposta à sua aflição. Junta-se a isto a visão recorrente na cultura popular de que as instituições religiosas não esgotam as forças do sagrado. Há algumas dimensões do sagrado que só se realizam para além das fronteiras institucionais. Uma espécie de “sagrado selvagem” que não cabe dentro da ordem ou dos limites que as instituições procuram estabelecer na distinção entre o sagrado e o profano.
03/07/2010 10:09
De: Lázara Coelho
IP: 189.27.122.64

Re: TEOLOGIA CONTEMPORÂNIA E TRANSITO RELIGIOSO.

Olá, Elizabeth. Vejo seu zelo com a Palavra de Deus como norteadora da Teologia. Quando você citou o prof. Oadi Salum, afirmando que "toda reflexão doutrinária sob o domínio da fé é sustentada pela Palavra de Deus", me fez lembrar os poucos defensores de um fundamento escriturístico para embasar tudo em sua luta quase solitária contra a multidão de defensores de um fundamento popular para a teologia. Lázara Coelho.
15/01/2010 00:34
De: Valdir Pedro da Silva
IP: 201.25.76.190

Teologia Contemporânea, uma janela para se ver e compreender.

             concordo com o professor Oadi Salum, quandi diz; para entender a teologia contemporânea não basta apenas querer entendê-la, é preciso analisar o pensamento teológico moderno em dois aspecto: o atual; pois seria impossivel compreender o contemporâneo sem crivelar o atual de maneira suscinta e pormenorizada, obtendo perfeita compreensão do pensamento moderno, de certa forma compreender a teologia contemporanea é entender o nosso contexto religioso teologico nas suas influências, com seus raios de ações e seus significados, que já chegaram até nós e nossos fihos. Por outro lado não devemos ignorar as tendências já determinadas pelo pensamento protestantes; não devemos ater como irrelevante, o contexto histórico da teologia protestante, até porque protestar é contestar, refutar alguma coisa de certa importancia, pois quando é insignificante não vale a pena protestar, vale a pena aferir os pontos de relevancia desta reforma com protesto,isto é, ir a raiz, chegar no poço, conhecer as origem; pois  a reforma objetivava resgatar a vedadeira orotodoxia que havia sido ofuscada, a reforma era a volta as origem de se submeter a autoridade da Bíblia, como a perfeita Palavra de Deus.  
          Dai então, a razão que a teologia contemporanea, precisa ser vista como uma janela a ser compreendida, entender que o pensamento teologico precisa passar pelo crivo da autoridade da palavra de Deus, entendendo que as coisa mudaram para o modermo, pós-moderno, mas a bíblia não mudou, ainda continua sendo a mesma.              
                   
10/01/10 T. Cont.
03/01/2014 12:14
De: Pr. Junior (prjunior1@outlook.com)
IP: 201.23.176.224

Respostas - Pastor - Bacharel - Missiologia - Mestrado - Fac. Gospel.

Precisando de respostas dos cursos de Pastor e Bacharel da Faculdade Gospel???  
Então você não vai perder essa grande promoção!!!  
São dois questionários no valor de um. É isso mesmo, dois questionários no valor de um.  
Na adesão do questionário de Pastor você leva de presente o questionário de Bacharel totalmente grátis!!!  
Promoção válida de 1 de dezembro de 2013 até 31 de janeiro de 2014.  
Para o questionário de Bacharel descontos especiais.  
Não perca mais tempo procurando, venha e faça-nos uma visita e comprove nossas promoções imperdíveis de fim de ano.  
Esperamos por você!!!  
Fiquem na paz e bom final de ano a todos!!!  
28/06/2010 16:18
De: Lázara Coelho
IP: 201.86.187.64

Re: A contemporaneidade e o Transito Religioso

Olá, Ronaldo, Armando, Maria Eli. Interessante o "lado positivo" do trânsito religioso colocado por vocês: a explosão do Cristianismo brasileiro! E concordo com vocês quando ao "lado negativo": à explosão do Cristianismo corresponde o desenvolvimento de falta de identidiade e, consequentemente, "descrédito sem precedentes na história cristã da humanidade" e nacional.  
Boa análise! Lázara Coelho.
12/12/2009 18:05
De: CLEBER DE PAULA LOPES
IP: 189.74.13.100

NOVA REFORMA URGENTE

Precisamos de uma nova REFORMA urgente, visto que a Igreja atual esta a passos largos a imagem e semelhança da igreja que antecedeu a Reforma proposta por Martinho Lutero, João Calvino e varios outros que se destacaram ao longo da historia da igreja.
Em varias igrejas nos dias atuais, não se pode distinguir quem são os Pastores e quem são os Politicos, ou seja, a Igreja e o Estado caminham em uma grande UNIDADE, assim como foi nos dias que antecederam a Reforma Protestante. Os membros de varias e varias igrejas são praticamente ``obrigados`` a prestarem todo apoio politico aos candidatos da igreja, que normalmente são membros da familia Pastoral. Quando um membro não presta esse tipo de apoio é taxado de rebelde, insubmisso, etc.
Parece que a Graça, o Amor e o Poder de Deus caminha junto com a Autoridade Politica, ou seja, se a Igreja não tiver seus representantes politicos para abrir portas no Congresso, a Graça, o Amor e o Poder de Deus é insuficiente para o progresso e continuidade da Igreja. Invalidam a Promessa feita por Jesus: ``As portas do Inferno não prevaleceram contra a minha Igreja``.
Outro ponto que vale ser lembrado é sobre a Autoridade Infalivel da Biblia, pois ela esta acima de qualquer outra autoridade (Pastoral, Papa). O Tradicionalismo tem falado muito alto em muitas igrejas atuais, onde os dogmas, costumes, ``achologias``, rituais tem tido uma Autoridade muito grande, ofuscado a Autoridade Infalivel da Palavra.
Até algum tempo atrás se pregava em muitas igrejas a ``Teologia da Pobreza``, onde enfatizava que Deus ama os pobres, simples, humildes (traduziam simplicidade e humildade como sendo pobreza), e com isso o Cristianismo era na sua grande maioria de pessoas de baixa renda. Porém, com o passar dos anos essa realidade tem se transformado. Hoje se prega muito a ``Teologia da Prosperidade``, onde que não tiver bens financeiros esta com sua vida espiritual bagunçada, desorganizada. Muitos frequentam as Igrejas não por causa de Deus e sim atrás de bençãos materiais. São movidos por compromissos passageiros (campanhas e mais campanhas). E muitos deles não querem compromisso com a Palavra de Deus e nem com Jesus.
Que Deus levante novos Luteros, novos Calvinos que tenham ousadia e coragem para promoverem usados por Deus uma NOVA REFORMA PROTESTANTE.
Seu IP: 34.204.176.125 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)