Criar forum gratis
Fórum para discussão específica do tema "O evangelho para o mundo pós-moderno", mediante reflexão de conteúdos das obras "O Evangelho para o mundo", do profº. Dr. Carlos del Pino e "Pós-modernidade: novos desafios à fé cristã", de Daniel Salinas e Samuel Escobar. A reflexão será feita entre alunos do 5º. período de Teologia da Faculdade FAIFA, em Goiânia, Goiás, mediados pelas professoras das disciplinas "Teologia Contemporânea" (Lázara Coelho) e "Missiologia" (Sueli de Freitas), com participação direta do autor de uma das obras, Carlos del Pino.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Relacionados: evangelho teologia

Mensagem

O QUE É O EVANGELHO

De Lázara Divina Coelho em 14/05/2009 13:19:19 a partir de 200.219.69.242
Segundo John R. W. Stott, "O evangelho é Cristo crucificado, sua obra consumada na cruz. E pregar o evangelho é apresentar Cristo publicamente como crucificado. O evangelho não é, antes de mais nada, as boas novas de um nenê na manjedoura, de um jovem numa banca de carpinteiro, de um pregador nos campos da Galiléia, ou mesmo de uma sepultura vazia. O evangelho trata de Cristo na cruz. O evangelho só é pregado quando Cristo é ´publicamente exposto na sua cruz´. Esse verbo, prographein, significa ´exibir ou representar publicamente, proclamar ou expor em um cartaz´ (Arndt-Gingrich). Era usado em referência a editais, leis e notícias que eram expostos em algum lugar público para que fossem lidos, e também com referência a quadros e retratos.
Isso significa que, quando pregamos o evangelho, temos de nos referir a um acontecimento (a morte de Cristo na cruz), expor uma doutrina (o particípio perfeito ´crucificado´ indicando os efeitos permanentes da obra consumada de Cristo), e fazê-lo publicamente, ousadamente, vivamente, para que as pessoas vejam como se o testemunhassem com os seus próprios olhos. Isso é o que alguns autores têm chamado de elemento existencial da pregação. Fazemos mais do que descrever a cruz como um acontecimento do primeiro século. Na realidade descrevemos Cristo crucificado diante dos olhos de nossos contemporâneos, de modo que sejam confrontados com o Cristo crucificado hoje e percebam que podem receber hoje a salvação de Deus vinda da cruz." (O evangelho para os gálatas. São Paulo: ABU, 1989. p. 69).
* Para ler o argumento completo de Stott, ver o link O que é o evangelho, neste Fórum.

Respostas:

O QUE É O EVANGELHO (Sueli Maria de Freitas - 14/05/2009 13:33:11)
Eu já havia lido a mensagem. Que bom relembrar o verdadeiro significado das boas novas de Jesus....(ver)
O QUE É O EVANGELHO (Liliane Ribeiro Da Silva Moutran - 16/05/2009 16:38:26)
O evangelho é o exemplo de vida que cristo nos deixou,quando aguem diz pregar as boas novas do evangelho é justamente a consumação da vida de cristo e seu amor incondicional a toda criatura da terra....(ver)
O QUE É O EVANGELHO (Maria Luiza Sanabria Sousa - 19/05/2009 23:33:09)
para Stott,O Evangelho é uma maneira de apresentar a morte de cristo na cruz escpondo uma doutrina independente de religião,para que as pessoas acreditem e vejam ,na sua pregação o cristo crucificado ....(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2020 -   http://www.insite.com.br